Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Museu Olímpio Campos amplia Galeria de fotos dos ex-Governadores

O Palácio-Museu Olímpio Campos é uma fonte abundante no resgate de fatos da história de Sergipe. Para isso, o Museu presta diversas homenagens à personalidades que compõem o quadro político do estado, desde a época da Província (1889) até os dias atuais, dedicando áreas de exposição denominadas de Província, galerias dos Governantes Republicanos e dos Ex-governantes, que mostram dados e objetos da vida dessas personalidades e homenageiam sua participação na história de Sergipe.


As famílias de importantes personalidades políticas sergipanas vêem se somando à homenagem prestado pelo Museu através das doações de fotos, livros, jornais e documentos contemporâneos dessas figuras políticas, à exemplo da família do ex-vice governador Manoel Cabral Machado, que doou fotografias, livros e documentos que hoje compõem o acervo da Biblioteca Manoel Cabral Machado, onde se encontra a Galeria dos ex-vice governadores.


Mas a galeria dos governantes republicanos recebeu também a doação de cinco fotografias de presidentes e ex-presidentes da província de Sergipe, como ainda eram chamados os governantes no início do período republicano. Foram doadas ao Olímpio Campos, fotografias do ex-presidente do Estado de Sergipe, Manoel Correia Dantas (1927-1930); do ex- vice presidente do Estado, Apulcro Mota (1898-1899); do ex-presidente de Sergipe, João Vieira Leite (1894-1894) e do ex-governador, Milton Pereira de Azevedo (1941-1942).
Lúcio Mota, neto de Apulcro Mota, doou uma foto do avô, mas não pretende parar por aí. "Quando visitei o Palácio pensei em doar a foto de meu avô para completar a galeria dos governantes republicanos e assim o fiz. Inclusive, gostaria de doar também alguns jornais da época que ele era governante, pois acredito que interessarão aos visitantes do Palácio", avalia Mota.


A sobrinha-neta do ex-presidente do estado de Sergipe João Vieira Leite, Ana Maria Nunes Espinheira, decidiu, em visita ao Palácio, doar ao acervo da Galeria dos ex-governadores uma fotografia do seu tio-avô. "Assim que entrei na Galeria dos ex-governadores pensei que estava faltando uma foto de meu tio-avô, e como minha mãe, Tereza Vieira, tem um grande acervo com fotos e documentos da época de meu avô, resolvi doar uma foto ao Palácio-Museu Olímpio Campos".

O Palácio recebeu também doações do arquivo pessoal do ex-governador Seixas Dória (1963-1964), o acervo é composto por uma ampla série de recortes de jornais, de 1936 a 1998; originais manuscritos e datilografados de livros, discursos, artigos e anotações histórico-políticas; série de correspondências; diplomas, certificados, comendas, documentos pessoais e álbuns de fotografias que recontam através da trajetória política do ex-governador, uma grande parte da história de Sergipe. Todos esses documentos estão recebendo a primeira etapa de tratamento arquivístico.

É fundamental que as famílias e pessoas em geral que tenham acesso a esse tipo de registro, fotográfico ou documental, que pertençam ou tenham pertencido à figuras políticas de Sergipe, conscientizem-se da importância de tornar esse registro público. "Alguns familiares que visitaram a galeria dos Governantes e sentiram falta da foto do meu bisavô, Manoel Correia Dantas. Eu dispunha desta foto, que é uma foto oficial, e resolvi doar. Ter essa foto é preservar a memória não só da minha família como a de Sergipe também, mas não interessa só preservar, é importante tornar público também. Qual o sentido de ter essa foto e ela ser um espaço vazio lá na galeria, onde o público sergipano pode ter acesso?" questiona o empresário, Paulo Roberto Dantas Brandão.


A galeria que exibe as fotos dos governantes de Sergipe ainda está incompleta. Faltam fotografias de 4 governadores do início da república, são estes: Antônio Leonardo da Silveira Dantas (1896-1896), Antônio de Siqueira Horta (1896-1896), João Maria Loureiro Tavares (1906-1906) e Pedro Freire de Carvalho (1914-1914).


O setor do Palácio-Museu Olímpio Campos responsável por gerir os aspectos ligados ao acervo é a Coordenação de Acervo Museológico. Para entrar em contato com o setor é só ligar para 3198-1453 ou ir pessoalmente ao Palácio e falar com a coordenadora do acervo, Izaura Ramos. O Palácio fica aberto à visitação de terça a sexta das 10h às 17h e nos sábados e domingos, das 09h às 13h.





Postado: 12/04/2016 - 15:34:04

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil