Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Notícias Antônio Carlos Viana estréia projeto

O "Café em Prosa e Verso" estreou na última sexta-feira, 10, na área externa do Palácio-Museu Olímpio Campos. O projeto propõe ao escritor convidado a realização de um diálogo com o público acerca de sua obra, outros autores e obras referenciais, promovendo a vivência literária. O primeiro convidado foi o escritor sergipano, Dr. Antônio Carlos Viana, autor de cinco livros e professor do departamento de Letras da Universidade Federal de Sergipe. O contista falou sobre a obra do escritor pernambucano, João Cabral de Melo Neto.


A conversa com o público foi marcada principalmente pela simplicidade e precisão que singularizam a obra de Antônio Carlos. Sobre João Cabral de Melo Neto, escritor que fez Viana desistir de ser poeta pela qualidade da produção do pernambucano que ele acreditava nunca poder atingir, o professor afirma que tentou desmistificar a visão que as pessoas têm da obra. "Eu quis passar a idéia de que João Cabral é menos complicado do que parece", conta Viana.


Viana afirmou ter ficado empolgado com número de pessoas que participou do "Café em Prosa e Verso". "Fiquei surpreso com o público. É algo que Aracaju nunca fez, e é muito importante, porque tudo que se fizer para divulgar a literatura ainda é pouco. Ainda mais neste Palácio que tem tanta visibilidade, achei o lugar muito bonito e limpo. É bom também porque o povo perde o medo de entrar em Museu", avalia Viana.
"É importante que as casas de cultura de Sergipe tenham esse tipo de iniciativa, independente do objeto histórico que abrigam. O grande chamariz para a minha vinda hoje foi o nome do professor Antônio Carlos Viana que é conhecido pela altíssima qualidade de seus trabalhos publicados", explica a historiadora Elayne Passos.


O professor universitário e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe - IHGSE, Antônio Bittencourt Júnior, prestigiou o evento e considera a reforma e transformação do Palácio Olímpio Campos em museu um dos acontecimentos culturais mais importantes para Sergipe. "Esta transformação constitui-se em uma mudança de paradigma entre poder e povo. Hoje, o Palácio dos Governadores cumpre efetivamente o papel de ser uma ?casa do povo'. A programação deste Palácio é referência de qualidade porque oferece não só entretenimento, como discussões e embates através de eventos culturais de alta qualidade. É excelente," disse Bittencourt.





Postado: 12/04/2016 - 15:38:11

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil