Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Primavera no Museu Olímpio Campos reúne estudantes e profissionais dos museus de Sergipe

Para comemorar a chegada da primavera, na noite desta quarta-feira, 22, aconteceu em todo o Brasil o projeto "Primavera nos Museus" promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e pelo Ministério da Cultura. Celebrando a 4ª edição do evento, o Palácio Museu Olímpio Campos realizou, em conjunto com 14 instituições museais sergipanas, a exposição "MUSEU¹⁴ - diversidade & memória de Museus Sergipanos" que pretende solidificar a concepção de que os museus são espaços de construção dinâmica e constante de cultura e conhecimento .

No vernissage o público assistiu a um pocket recital com o violonista Helli Cardoso, na execução de peças de Heitor Villa-Lobos como os Prelúdios 1, 2, 3, 4, 5 e a Suíte Popular Brasileira I (Valsa-Choro), peças do folclore brasileiro e de Música Sacra.A exposição MUSEU14 traz amostragens de museus sergipanos, públicos e privados, de diversas tipologias, diferentes âmbitos temáticos e distintos espaços geográficos.

Segundo Fabiana Carnevali, diretora do Memorial de Sergipe, já havia entre os gestores das instituições sergipanas a idéia de fazer um evento de cooperação entre os museus, porém não possuíam espaço físico, democrático, seguro e climatizado para realizá-lo. "O Olímpio Campos os ofereceu isso. Os museus estão tendo a oportunidade de ter seus objetos a um alcance mais ágil. Todos nós trabalhamos com nossas redes em cada instituição individualmente e essas redes intercedem entre si, o que faz com que o público tenha mais acesso ao leque de temas diversificados que Sergipe aponta, à sua arte, cultura, personalidades e história", afirma a diretora do Memorial.

Para Thiago Fragata, diretor do Museu Histórico de Sergipe, localizado na cidade de São Cristóvão, reunir essas casas de cultura de temáticas diferentes no Palácio Olímpio Campos é muito importante, pois esta é a instituição de memória de maior circulação em Sergipe. "Essa idéia fortalece a relação entre os gestores desse espaço e consequentemente, o cenário museológico sergipano, mas o maior mérito de todos é abrir as portas do palácio no período noturno, quando sabemos que é muito mais cômodo funcionar apenas durante o dia", elogiou Fragata.

Além de profissionais atuantes da área de museologia de todo o Estado, também prestigiaram o evento muitos estudantes da área. "O diferencial do Olímpio Campos é que ele foi pensado para ser um Museu. Houve um planejamento para a transformação do Palácio em um museu, para formação do acervo, houve também um trabalho voltado para a acessibilidade. Enfim, houve um projeto para atingir a qualidade que ele tem hoje e a grande visitação que ele tem hoje é a resposta positiva do público a essa proposta", analisa a estudante de museologia, Hanna Atanasov.

"O que podemos perceber até pelo número de obras expostas é o know how que este Museu possui para abarcar tantas instituições. O Memorial do Poder Judiciário participa da exposição com obras do seu acervo principal e expressa a sua gratidão ao Palácio Museu Olímpio Campos por receber um convite tão nobre. Através dessa parceira nós difundimos a nossa história à todas as camadas da sociedade sergipana", garante Renata Mascarenhas, diretora do Memorial.

"Que esse evento seja visto como um convite para que eles conheçam e visitem as instituições de Sergipe", acredita Bianca Leite, coordenador do Memorial da Bandeira.


A exposição ficará disponível à visitação na Galeria dos Artistas sergipanos, até 10 de outubro no horário de funcionamento do Museu. Às terças a sextas, das 10 às 17h00 e aos sábados e domingos, das 09 às 13h00.





Postado: 12/04/2016 - 15:46:40

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil