Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Museu Olímpio Campos comemora o Dia da Sergipanidade

Em 24 de outubro de 1824, há exatos 186 anos, a população sergipana comemorou a chegada da Carta Régia que emancipou o estado, politicamente, da Bahia. O decreto que ratifica a autonomia de Sergipe data de 8 de julho de 1920, porém, por questões políticas, o documento só desembarcou em terras sergipanas no dia 24 de outubro de 1824. Durante mais de um século e meio, os sergipanos comemoraram o dia 24 como data símbolo de sua emancipação e do advento de Sergipe enquanto Província.

No intuito de reviver essa celebração e reforçar o orgulho de ser sergipano, o Palácio Museu Olímpio Campos montou uma programação especial que teve início hoje, 22. Divididos em duas turmas, a primeira às 10h e a segunda às 15h, alunos da rede pública de ensino participaram de um colóquio estudantil com o tema: "A Emancipação de Sergipe". Os estudantes trataram do significado da emancipação política e sua importância para o estado, além da comemoração do dia 24 de outubro e, terminada a discussão, puderam visitar as depedências do Palácio.

No sábado, a partir das 11h, o Museu promove o "Cinema no Museu", onde será exibido o filme "Uma cidade sem passado", dirigido por Michael Verhoeven, 1990. A exibição busca suscitar a discussão sobre patrimônio através da abordagem de temas como a memória social e acesso a informações nas instituições de memória como arquivos, bibliotecas e museus.

No domingo, 24, ocorrerá o momento cívico, em celebração ao Dia da Sergipanidade, que terá entre outras atividades a execução do Hino de Sergipe em uma performance cívico teatral e a apresentação do Coral da EMURB.

As atividades se encerrarão na terça-feira, 26, com a apresentação especial da Orquestra Sinfônica de Sergipe, a partir das 19h.





Postado: 12/04/2016 - 15:50:24

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo