Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Mostra 'Um olhar sobre a cidade' prestigia amantes da fotografia

No último dia 17 de março, Aracaju completou mais um ano de vida. E até o próximo domingo, 27, uma dentre as tantas homenagens prestadas à capital sergipana continuará parabenizando a cidade pelos seus 156 anos. Trata-se da mostra 'Aniversário de Aracaju - Um olhar sobre a cidade', exposta no Salão Multi-Eventos do Palácio-Museu Olímpio Campos desde o último sábado, 19.

A mostra foi promovida pelo Governo de Sergipe - por meio do Núcleo de Cultura Digital da secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) e em parceria com a secretaria de Estado da Casa Civil (Secc) - como uma forma de celebrar o aniversário de Aracaju através da fotografia. Além de um presente à cidade, divulgando seus encantos e belezas que a caracteriza, o concurso surgiu como uma oportunidade de fomentar a produção artística local.

Para participar, os interessados enviaram - entre os dias 4 e 10 de março - ao flickr do Governo do Estado fotos que retratassem perspectivas peculiares da capital. "O Núcleo sempre tenta integrar a parte on-line do Governo à parte off-line. Tivemos a ideia de fazer a promoção para que isso saísse um pouco do âmbito da internet e se tornasse uma coisa mais real", afirmou o coordenador do Núcleo de Cultura Digital e responsável pelo concurso, Domingos Lessa.

Uma comissão julgadora formada por cinco profissionais da fotografia foi composta para selecionar as 18 fotos que estão expostas no PMOC. Fotógrafos com registro profissional não puderam participar do concurso, apenas amadores e amantes da fotografia - sem limite de idade. "A receptividade foi muito boa. Recebemos mais de 450 fotos para participar do concurso, a partir de 73 membros cadastrados no flickr", observou Domingos.

Oportunidade e prestígio

Os participantes ficaram cientes do resultado das fotos selecionadas no dia 15 do corrente mês. Para o fisioterapeuta Zak Moreira, um dos contemplados na seleção, o concurso vigora ainda mais sua relação com a área fotográfica. "Eu acho que é uma ótima oportunidade de a gente mostrar nosso trabalho, para que de alguma forma ele possa ser visto", afirmou Zak.

O fisioterapeuta - que enviou 10 imagens e teve duas selecionadas - ressaltou ainda a possibilidade de os trabalhos expostos serem aproveitados de outras maneiras. "As fotos que estão aqui são muito interessantes; é bom a gente valorizar esse talento. Por mais que nós sejamos amadores, seria importantíssimo se essas fotos fossem incorporadas ao acervo fotográfico do Estado ou do município, não só para a gente mas também para a história da cidade", vislumbrou.

Fotógrafo nas horas vagas, Zak contou ainda que, aos poucos, vem tratando a fotografia com mais profissionalismo. "A ideia de fotografar minha cidade a partir de um olhar diferente veio da minha vivência. Eu gosto de olhar as mesmas coisas por ângulos diferentes. A foto da torre do relógio, por exemplo, eu achei que ficou muito legal porque registrou um ponto turístico de uma maneira diferenciada, com as pessoas caminhando e mostrando a vida em torno do local", orgulhou-se.

Horário de funcionamento

O Palácio-Museu Olímpio Campos - localizado na Praça Fausto Cardoso, Centro da cidade - funciona de terça a sexta-feira das 10h às 17h; e aos sábados e domingos, das 9h às 13h.

Fonte: ASN





Postado: 12/04/2016 - 16:14:08

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil