Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Gestores, imprensa e SETUR prestigiam início da Semana Nacional do Museu no PMOC

O Palácio Museu Olímpio Campos recebeu na manhã desta segunda-feira, 16, a imprensa, trade turístico e gestores de museus para um café da manhã. O evento deu início a 9ª Semana Nacional de Museus e à programação especial de aniversário do Palácio-Museu que no próximo dia 21 comemora um ano.

Seguindo a programação da Semana dos Museus, acontece no próximo dia 18, quarta-feira, às 19 horas, apresentação do grupo de música renascentista "Renantique". O evento tem entrada franca. Na ocasião, o grupo musical irá reviver músicas dos séculos XVIII e XIX. No dia 20, às 17 horas, acontece ato em comemoração a um ano do Palácio Museu com a entrega de placas e certificados a personalidades que contribuíram para o PMOC. No sábado, 21, será aberta a exposição "Um parabéns especial ao Palácio Museu". Antes, haverá a apresentação da peça teatral "Fragmentos da História Sociopolítica de Sergipe", com do Grupo Raízes.

Evolução - O diretor-geral do PMOC, Oyama Teles, apresentou as estatísticas do Palácio Museu e falou da importância do espaço para a cultura de Sergipe. "Este Palácio Museu existe hoje, graças ao empenho e vontade política do governador Marcelo Déda. Em um ano de existência, os números mostram o quanto o Palácio Museu representa para a nossa sociedade. Temos excelentes números de visitação", disse.

Neste primeiro ano de existência, o PMOC recebeu 37 mil visitantes, a maioria formada por sergipanos que foram ver de perto a beleza do local que guarda a história política e cultural de Sergipe do período republicano. O acervo do Palácio Museu Olímpio Campos passou de 241 para 683 peças, incluindo mobiliário, publicações raras, utensílios e obras de arte.

Aberto de terça a domingo, o Palácio Museu Olímpio Campos é dotado de acessibilidade para pessoas com deficiência. De terça a sexta-feira, funciona das 10 às 17 horas e aos sábados e domingos das 9 às 13 horas. A entrada é gratuita.

Semana Nacional - A Semana Nacional de Museus acontece anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. No período, instituições museológicas de todo o país promovem eventos em torno de um mesmo tema, Museu e Memória. O Palácio Museu Olímpio Campos está inserido na programação. Outros 10 museus de Sergipe inscreveram ações especiais junto ao IBRAM. A Semana é uma promoção do Ministério da Cultura, por meio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Presenças - O secretário adjunto da Casa Civil, Marcelo Barbosa, representou o secretário da Casa Civil, Jorge Alberto. Também participaram do evento desta manhã o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, e representantes de museus de São Cristóvão, Boquim, Aracaju e do museu de Itabaiana, em formação e que até agosto estará funcionando. O poeta e jornalista, membro da Academia Sergipana de Letras, Amaral Cavalcante, e o artista plástico Bené Santana, também prestigiaram o evento.





Postado: 12/04/2016 - 16:30:18

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil