Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

PMOC faz exposição para marcar o São João

A Biblioteca Vice-Governador Manoel Cabral Machado, do Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC), está recebendo doações para ampliar o acervo. Recentemente, a acadêmica da Academia Sergipana de Letras (ASL), Luzia Maria da Costa Nascimento, doou publicação alusiva ao ciclo junino para compor a exposição sobre os festejos de junho que será aberta nesta sexta-feira, 17, e mostrará a história do ciclo em Sergipe por meio de fotografias, roupas, livros, textos e obras de artistas plásticos.

O Centro de Estudo e Pesquisa segue o horário de funcionamento do Palácio-Museu, de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas e aos sábados e domingos das 9 às 13 horas. O espaço é aberto à pesquisa e conta com 3,2 mil títulos expostos, grande parte deles doados pela família do escritor e político Manoel Cabral Machado, falecido em janeiro de 2009, aos 92 anos.

A biblioteca tem livros sobre administração pública, biografias, cadernos de Sergipe, contos e romances de autores sergipanos e de outras naturalidades. Coleções de Sylvio Romero e Tobias Barreto também fazem parte do centro de pesquisa, bem como livros jurídicos, dicionários e enciclopédias.

Doação

A advogada Luzia Maria da Costa Nascimento doou o livro de sua autoria "Os três santos juninos", publicado em 2005. Com capa do artista plástico Leonardo Alencar e prefácio do também acadêmico Luis Antônio Barreto, o livro aborda a vida de Santo Antônio, São João e São Pedro. Traz, também, a culinária típica da época, orações e simpatias relacionadas ao período junino.

Segundo a autora, o livro é resultado de uma ampla pesquisa sobre o tema. "Na minha pesquisa, quis reunir o que tínhamos de tradicional em nossa terra e oferecer um livro que se tornasse referência de estudos sobre o ciclo junino", disse ao acrescentar que se sentiu muito gratificada em doar o exemplar ao PMOC.

Exposição

"Os três santos juninos" irá compor o acervo da Mostra de Pintura e Exposição sobre o São João, promovidas pelo PMOC e abertas às 17 horas dessa sexta-feira, 17. A exposição será no Salão Multieventos e trará a historiografia do ciclo junino, indumentária e telas de artistas plásticos que pintaram os festejos de junho em óleo sobre tela. Tem também fotos que retratam as festas, grande parte delas cedidas pela fotógrafa Fabiana Costa.

Os textos extraídos da literatura sergipana contam a história dos festejos juninos em Sergipe. A devoção aos santos, culinária e como surgiram essas festas que tornaram-se tradição no Estado também fazem parte. Os livros "São João dormiu, São Pedro acordou" e "São João é coisa nossa", da pesquisadora e acadêmica da ASL, Aglaé Fontes de Alencar, também farão parte da exposição.

As roupas usadas por quadrilheiros foram cedidas pelas quadrilhas Assum Preto, Pioneiros da Roça e Século XX, essa última, uma das mais antigas do Estado com cerca de 50 anos de fundada. As telas são dos artistas plásticos: Joel Dantas, Nadja Amorim, Ana Denise, Sueli Nielsen e Jacira. A mostra traz, ainda, esculturas dos ceramistas Véio e Ana Cristina, cedidas pelo Museu de Artesanato de Sergipe. A exposição e mostra artística ficam abertas até 30 de junho.

Visitação

O Palácio-Museu Olímpio Campos foi inaugurado em 21 de maio do ano passado, data em que também surgiu a Biblioteca Manoel Cabral Machado com objetivo de tornar-se um espaço de pesquisa para estudantes e intelectuais. O PMOC é vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil. Em um ano, 40 mil pessoas passaram pelo Palácio-Museu Olímpio Campos e conheceram, também o Centro de Pesquisa.





Postado: 12/04/2016 - 16:44:23

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil