Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Ministro do TCU visita Palácio-Museu Olímpio Campos

O governador Marcelo Déda, acompanhado da esposa Eliane Aquino e dos filhos Mateus e João Marcelo, levou o ministro de Tribunal de Contas, Ubiratan Aguiar, a esposa dele, Terezita Aguiar, para conhecer a história de Sergipe retratada no acervo e paredes do Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC). O ministro veio a Aracaju receber a mais alta comenda do Tribunal de Contas do Estado, em solenidade que aconteceu na tarde dessa sexta-feira, 17, e foi convidado pelo governador a conhecer na manhã deste sábado, 18, um dos mais belos cartões-postais da cidade. O secretário-chefe da Casa Civil, Jorge Alberto, além de outras autoridades, também acompanharam a visita.

O ministro e ex-presidente do TCU foi indicado pela Câmara dos Deputados Federais ao cargo de ministro do Tribunal de Contas da União em 2001. Intelectual e especialista em gestão pública e educação, tem seis livros publicados sobre o tema, um dos quais prefaciado pelo pesquisador Florestan Fernandes. Ubiratan Aguiar foi colega de Parlamento do governador Marcelo Déda que fez questão de convidar o ministro para conhecer o Palácio-Museu.

Na visita, o governador percorreu todos os cômodos do PMOC. Mostrou as peças, medalhas, imagens dos governadores que por ali passaram, fatos históricos e histórias da restauração do prédio, iniciada no ano de 2007 e concluída em maio de 2010, quando o Palácio-Museu Olímpio Campos foi inaugurado. Apresentou, também, a exposição e mostra artística sobre São João, montada pelas coordenações de Museologia e a de Educação e Pesquisa do PMOC, aberta nessa sexta-feira, 17 , prosseguindo até 30 de junho.

O casal natural do Ceará, mas com residência em Brasília, ficou encantado com a visita. "Uma verdadeira aula de história", disse a esposa do ministro. "É um orgulho para todos nós sabermos que temos um governador do Nordeste que teve a grandeza de preservar de forma tão cuidadosa um monumento tão belo e importante para a cultura e preservação da memória. Estou muito feliz e agradecido", complementou o ministro.

Visitantes ilustres

Em um ano de existência o Palácio-Museu Olímpio Campos recebeu 40 mil visitantes, entre eles personalidades públicas nacionais e internacionais que, ao virem em missão oficial ao Estado, foram convidadas pelo governador para conhecer o Palácio-Museu. "Este palácio é a síntese da história de Sergipe e parte de um capítulo da história do Brasil. É um monumento à sergipanidade", disse o governador.

O PMOC é vinculado à Casa Civil. "O Palácio-Museu Olímpio Campos é uma obra realizada pelo governador Marcelo Déda da maior importância, não só para o turismo, como também para a preservação da memória cultural de nosso Estado", disse o secretário-chefe da Casa Civil. O PMOC fica aberto à visitação de terça a sexta-feira das 10 às 17 horas e aos sábados e domingos, das 9 às 13 horas. O palácio foi sede e residência governamental e hoje guarda a história cultural e política de Sergipe do período republicano. A entrada é gratuita.

Presenças

Acompanharam a visita: a presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Isabel Nabuco, e o esposo, desembargador aposentado Pascoal Nabuco; o ex-presidente e atual conselheiro do Tribunal de Contas da Bahia, Manoel Castro e esposa, Neuza Castro; o secretário de Estado da Comunicação, Carlos Cauê; procurador-geral do Estado, Márcio Rezende; controlador-geral do Estado, Adinelson Alves. Os conselheiros do TCE, Carlos Pina, e Carlos Alberto Sobral, também estiveram presentes.





Postado: 12/04/2016 - 16:50:10

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil