Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Palácio-Museu recebe a visita do Exército Brasileiro

Levar conhecimento sobre a história do estado de Sergipe e melhorar a formação dos oficiais. Foi com esse objetivo que o Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC) recebeu alunos do Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva do Exército (NPOR). A visita desse grupo que tem muita ligação histórica com palácio aconteceu na manhã desta terça-feira, 16.

A coordenadora de acervo museológico, Izaura Ramos, avaliou a presença do grupo de forma positiva. "A vinda do exército é importantíssima. Isso porque a instituição tem uma relação muito forte com o palácio devido aos envolvimentos e acontecimentos históricos entre o exército e o governo. A presença deles aqui mostra que eles são um setor da sociedade que está interessado na preservação da nossa história e da cultura de Sergipe, o que é muito bom", ressaltou Izaura.

Para o Instrutor chefe do Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva, Capitão Rodrigo Bueno, a visita ao PMOC está no plano de aulas dos alunos desde o ano passado. "Dentro de um planejamento de aula que é realizado no ano anterior, a gente procura inserir algumas atividades importantes para a formação desses oficiais, o que inclui a vinda ao museu. Já trouxe ano passado, estou trazendo este ano e já está sendo programada a vindo em 2012", afirmou o instrutor.

Capitão Bueno mostra também que a visita ajuda a melhorar o conhecimento histórico e cultural dos futuros oficiais. "O palácio-museu retrata a história de Sergipe e os meus alunos são sergipanos, por isso acho fundamental que eles conheçam um pouco mais da história do seu estado. Isso tudo visa, além da formação cultural do sergipano, a formação do futuro oficial da reserva até porque eles vão trabalhar aqui em Aracaju com soldados daqui da cidade e é importante que eles tenham esse conhecimento histórico consolidado", disse.

Para aluno do curso do NPOR, Paulo Victor Braga, a visita ajuda a materializar a história que muitas vezes só é contada na escola. "Estou achando uma experiência muito boa a nossa vinda ao PMOC. Isso porque é uma oportunidade que eu não tinha tido antes que é a de conhecer de perto a história do estado. Já tinha estudado na escola sobre, por exemplo, a revolta de Fausto Cardoso, mas nunca cheguei tão perto. Esta visita é uma forma de enriquecimento cultural muito grande.", afirmou Paulo Victor.

O Palácio-Museu Olímpio Campos está localizado na praça Fausto Cardoso, centro da capital. Vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil, está aberta à visitação de terça a sexta, das 10 às 17 horas e aos sábados e domingos das 9às 13 horas. O prédio, construído em 1863, foi sede e residência governamental até 1995. Transformado em Palácio-Museu em 2010, reúne em seu acervo utensílios domésticos e mobiliário dos séculos XIX e XX , além de obras de arte de artistas sergipanos e nacionais e livros. O acesso é gratuito.





Postado: 12/04/2016 - 17:20:03

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil