Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

PMOC promove palestra para homenagear Graccho Cardoso

Para comemorar o aniversário dos ex-governadores de Sergipe o Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC), ligado à Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), desenvolve o projeto "Aniversário de ex-governadores". No mês de agosto o homenageado é Maurício Graccho Cardoso que esteve à frente de Sergipe entre os anos de 1922 e 1926. Em comemoração, o palácio realizou na tarde desta quinta-feira, 18, a palestra "A Política da Educação no governo de Graccho Cardoso" ministrada pelo doutor em educação Jorge Carvalho.

A coordenadora de educação e pesquisa do PMOC, Eliana Borges, explica o objetivo do evento. "O projeto visa alcançar a missão do próprio museu que é conta a história dos grandes líderes político do nosso estado. Por isso a cada mês a gente escolhe um governador in memorian para poder comemorar o aniversário. A importância desse projeto é que a história seja passada e perpetuada para as novas gerações", elucida Eliana.

Segundo o palestrante, Dr. Jorge Carvalho, proferir palavras sobre as políticas deste ex-governador é muito importante para quem trabalha com educação. "Uma das grandes metas de Graccho Cardoso foi desenvolver a educação em Sergipe. Por isso que posso afirmar que todo mundo que estuda história da educação, da cultura ou das artes, sente muita satisfação em receber um convite para falar sobre a figura de Maurício Graccho Cardoso", disse

O ex-governador Maurício Graccho Cardoso foi o que mais deixou marcas expressivas na política educacional de Sergipe. O governante antes de entrar na política teve passagem pela docência na Escola Nacional de Agronomia e Veterinária onde pode aprender um pouco sobre educação. Entre as suas ações de mais renome está a política onde o aluno deveria ter horas de aula curriculares ao mesmo tempo em que deveria também ter aulas de educação física. Outra medida que teve visibilidade foi a criação da Biblioteca Infantil Protógenes Guimarães.

Presença

O subsecretário de Patrimônio Histórico e Cultural, Luiz Alberto, avaliou o evento como uma iniciativa importante para o PMOC. "A grande vocação de um espaço que é palácio e museu dessa natureza é discutir as grandes políticas que foram executadas e executadas em outros momentos colando isso com os ex-governadores aniversariantes do mês. Trazer um acadêmico renomado para discutir com a população é um caminho muito promissor", afirmou o subsecretário.

Quem também prestigiou o evento foi o presidente da Associação Sergipana de Imprensa (ASI), Cleiber Vieira que lamentou o número pequeno de público presente. "Com muita satisfação que participo dessa palestra como este que é pedra fundamental para o conhecimento. É uma pena que o publico sergipano não procure esses tipos de evento que reúnen arte, educação e lazer", finalizou Cleiber Vieira.

Público

Para a estudante de história da Universidade Tiradentes, Morgana Dotto, atividades como essa só acrescentam ao aluno. "A meu ver essa iniciativa do palácio é importantíssima para nós estudantes, pois proporciona o acesso à informação e ao conhecimento sobre, por exemplo, um governador que foi um visionário no que diz respeito à educação. Muitas das ações de Graccho Cardoso ainda estão marcadas até hoje na educação sergipana", homenageou.






Postado: 12/04/2016 - 17:26:16

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo