Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Público lota Palácio-Museu para ouvir música renascentista

A dança e a música renascentista foram mostradas ao público que lotou o hall do Palácio-Museu Olímpio Campos para assistir a mais uma apresentação do Grupo Renantique por meio do projeto da SUBPAC "Música nas Igrejas e Museus". O evento nessa nova temporada intitulado de "Patrimônio em Concerto" é parte das ações de educação patrimonial da Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural para levar música erudita a prédios tombados. O próximo monumento a receber o projeto será a Igreja Santo Antônio no próximo dia 11.

A retomada do "Patrimônio em Concerto" aconteceu nessa sexta-feira, 23. A expectativa da SUBPAC é realizar até o final do ano outros quatro eventos em igrejas e museus da capital e interior. O projeto surgiu em 2009 e tem o apoio cultural da SERGAS. O objetivo é divulgar o patrimônio do Estado mostrando à população a importância histórica do bem e de preservá-lo. Antes das apresentações, são repassadas de forma breve, informações sobre o monumento que está sediando aquele evento.

"Hoje restaurado, e funcionando como Palácio-Museu, o bem foi tombado pelo Governo do Estado em 1985, por meio do decreto 6818, como edificação de alto valor artístico e arquitetônico e um dos mais significativos espaços ligados à história política sergipana", disse a coordenadora da SUBPAC, Sandra Sena, momentos antes de as apresentações musicais serem iniciadas. Ela informou sobre a restauração, executada entre 2007 e 2010, e da inauguração em 21 de maio de 2010. "O governador Marcelo Déda para a concretização desse magistral empreendimento contou com a coordenação do subsecretário de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural, Luiz Alberto dos Santos, e das equipes técnicas da SUBPAC e CEHOP", ressaltou.

Momentos de descontração

Para a bancária Maria Elza Santana, encerrar um dia de trabalho e a semana com música é uma excelente opção. "É muito relaxante. Daqui vou para casa mais relaxada, com certeza", falou. O universitário Antônio Carlos Morais disse que já estava com saudades do Renantique. "Sempre acompanho o Renantique e já não os via há pelo menos cinco meses. É muito bom que o governo promova eventos como esse, gratuitos, e em locais de fácil acesso ao público. A música erudita ganha e nós, da plateia, também", falou.

O Renantique apresentou canções e danças típicas do medievo. Criado em 1996 e composto por seis integrantes, o Grupo Renantique tem a proposta de executar músicas da Idade Média e Renascença. Com um trabalho inédito em Sergipe, o Renantique impressiona o público com a utilização de instrumentos e indumentárias que remetem à época, mostrando assim aos sergipanos a arte Barroca, que não se perdeu através dos séculos.





Postado: 12/04/2016 - 17:37:33

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil