Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

PMOC é palco de exposição de vestidos franceses

Democratizar a arte e a cultura é uma das atividades que o Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC) vem desenvolvendo para os turistas e o público sergipano. No final da tarde de ontem, 8, foi aberta em parceria com a Aliança Francesa a exposição "A história dos vestidos franceses da Idade Média aos anos 50" que segue aberta ao público com acesso gratuito até o dia 30 de novembro.

A mostra é assinada pela designer amazonense Fernanda Gomide. O salão de Multieventos do PMOC é o palco que abriga as 14 bonecas com as peças produzidas através de uma pesquisa elaborada pela historiadora e diretora do Comitê da Aliança Francesa, Therese Aubreton. Aracaju é a décima quinta cidade por onde a exposição passa e seu encerramento acontece na cidade João Pessoa, capital da Paraíba.

Segundo a presidente da Aliança Francesa em Sergipe, Ildete Soares, o objetivo da mostra é levar para o público sergipano a cultura francesa através dos vestidos. "A Aliança tem a obrigação de divulgar os costumes franceses seja através das músicas ou pela forma como eles se vestiam em diferentes épocas. E trazer essa exposição para o Palácio-Museu foi a forma encontrada para atingir um número maior de público", disse Ildete.

A coordenadora de Acervo Museológico, Isaura Ramos, explicou que a parceria surgiu com a solicitação da Aliança Francesa para a utilização do espaço do PMOC. "A instituição entrou em contato conosco e nós abraçamos a causa. A história e os costumes de um povo não são passados somente pelos livros. As roupas também retratam muito de uma época", afirmou a coordenada Isaura Ramos.

Público

Para a comerciária, Maria Aparecida Santos, o ponto positivo da exposição é poder chegar bem perto de todo o material. "Achei tudo muito interessante, pois a gente conhece pessoalmente como é a cultura do outro. É um verdadeiro mergulho nos costumes franceses de várias épocas", pontuou Aparecida.

A engenheira, Carla Mara, aproveitou a visita que estava fazendo no Palácio-Museu para prestigiar a exposição. "Muito boa e interessante a iniciativa da mostra. É dessa forma que os jovens são estimulados a ter uma visão histórica. O palácio faz com que a história consiga um espaço em suas vidas, uma coisa é ver pela TV, outra é estar aqui", completou a engenheira.

Palácio-Museu

O Palácio-Museu Olímpio Campos, vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil, está localizado na Praça Fausto Cardoso, centro de Aracaju. Seu horário de funcionamento é sempre das 10 às 17h, de terça a sexta e das 9h às 13h no sábado e domingo. O PMOC reúne mais de 600 peças, entre mobiliário, obras de arte, livros, utensílios e documentos que recontam a história do Estado.





Postado: 12/04/2016 - 17:45:03

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil