Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Palácio-Museu consolida-se como espaço de arte e cultura de Sergipe

O Palácio-Museu Olímpio Campos não é só um ponto turístico, mas é também um espaço onde é possível adquirir conhecimento e visualizar a arte em suas variadas expressões. Em um ano e meio de funcionamento, dezenas de exposições e eventos culturais foram realizados atraindo nesse período 50 mil pessoas, entre turistas nacionais, estrangeiros, estudantes e sergipanos que vão ao local conhecer de perto um pouco da história e cultura sergipanas no período republicano.

Localizado no centro histórico de Aracaju, o Palácio-Museu é um símbolo da história e poder republicano de Sergipe. O acesso é gratuito no espaço que reúne mais de 600 peças, entre mobiliário, obras de arte, livros, utensílios e documentos dos governadores que comandaram o Estado, desde o primeiro deles, Felisbelo Firmo de Oliveira Freire (dezembro de 1889 a agosto de 1890), ao atual, Marcelo Déda Chagas (eleito em 2007 e reeleito em 2010). "O Palácio-Museu Olímpio Campos é um dos mais importantes patrimônios culturais do Estado resgatado pelo governo Marcelo Déda que devolveu à população o símbolo maior do poder democrático de Sergipe", disse o secretário-chefe da Casa Civil, Jorge Alberto.

Exposições diversas


No último dia 8 mais uma exposição foi aberta. "A história dos vestidos franceses da Idade Média aos anos 50" já passou por 14 cidades brasileiras e aportou em Aracaju para daqui seguir para João Pessoa, capital da Paraíba, encerrando a exposição promovida pela Aliança Francesa. "O Palácio-Museu Olímpio Campos é um espaço que tem uma reação muito aproximada com a proposta da exposição. Há uma suntuosidade e uma sintonia muito forte com o que se propõe mostrar na exposição. A arquitetura do prédio é belíssima, por isso buscamos o Palácio-Museu para sediar a exposição", disse o organizador do evento, membro da Aliança Francesa, Jorge Luiz.

A mostra de vestidos é apresentada por meio de 14 bonecas vestidas com as peças produzidas pela designer amazonense Fernanda Gomide que se baseou na pesquisa elaborada pela historiadora e diretora do Comitê da Aliança Francesa, Therese Aubreton. A exposição tem acesso gratuito e fica aberta até o dia 30.


Música e informação


A música erudita está presente no Palácio-Museu em eventos promovidos pela coordenação de educação e pesquisa - Música de Câmara - e de outras entidades que buscam o espaço para apresentações, como a Subsecretaria de Estado do Patrimônio Cultural (SUBPAC), com o Patrimônio em Concerto, e a Secretaria de Estado da Cultura, com o evento "Terças-Musicais". Além dos eventos fixos, acontecem também os itinerantes, como a recente manifestação dos coros nacionais que, em passagem por Sergipe, procuraram o PMOC para uma apresentação. O "Música de Câmara" deste mês de novembro acontece no próximo dia 29 com o quinteto de cordas de Simão Pedro.

Desde que foi inaugurado, o Palácio-Museu atraiu 300 escolas das redes pública e privada. São estudantes motivados a conhecer a história de Sergipe , como também a participar de eventos entre os quais o Cinexperiência. Uma vez por mês, o PMOC abre espaço para exibição de filmes educativos para estudantes seguida de palestras sobre a temática da projeção. No próximo dia 30, está agendada a participação do Cinexperiência com o filme "Batismo de Sangue", às 16 h. Apesar de o público reunir um grande número de estudantes, o evento é aberto ao público.





Postado: 12/04/2016 - 17:46:23

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil