Palácio-Museu recebe Olga Andrade em tarde de autógrafos

Cultura, informação e civismo. É assim que pode ser resumida a tarde de autógrafo do livro "Hinos e Canções Comemorativos de Sergipe" realizada na tarde dessa quinta-feira,17, no Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC), vinculado à Casa Civil. A doutora em educação Maria Olga Andrade, presidente da Sociedade Filarmônica de Sergipe (Sofise), foi a responsável pela organização do livro que reúne os hinos e canções sergipanas. O evento contou também com a apresentação da Lira Carlos Gomes do município de Estância.

A obra é uma coletânea assinada pela pesquisadora e que reúne os quatro hinos pátrios, oito composições de hinos e canções comemorativas do Estado de Sergipe e 12 peças do Hymnário Escolar sergipano de 1913, ícones do nosso canto escolar de outrora. Cada composição vem acompanhada da sua história com partituras, poesia e uma pequena biografia dos seus autores. A coletânea traz, também, algumas fotos e um CD com as 24 músicas interpretadas por corais, solistas, bandas e piano.

Segundo a autora, Maria Olga de Andrade, a produção do livro é resultado de um trabalho que a mesma já vinha desenvolvendo. "A idéia da produção do livro nasceu depois que formamos um arquivo musical na Sofise com mais de 3.000 partituras. Sendo mais de 100 partituras de músicos sergipanos. Com esse material surgiu a vontade de ajudar a fornecer material para as escolas além de tentar trazer de volta o sentimento de pátria e civismo" explicou Maria Olga.

Para a coordenadora de educação e pesquisa, Eliana Borges, o livro "Hinos e Canções comemorativos de Sergipe" é uma obra de pesquisa que deve ser valorizado. "Um trabalho como esse da professora Maria Olga é de extrema importância para a juventude do estado no sentido de resgatar os valores que os hinos têm para uma sociedade. Escolhemos o mês de novembro para esse evento, pois reúne duas datas importante que é Proclamação da República (15) e o Dia da Bandeira (19)", disse Eliana Borges.

Tarde prestigiada

Quem esteve presente para prestigiar o evento foi o subsecretário de Patrimônio Histórico e Cultural, Luiz Alberto. "Esse livro resgata e traz um material didático pedagógico muito importante para a sociedade, assim como valoriza a cultura e a identidade do povo. O Governo do Estado está de parabéns por incentivar uma obra como essa através da publicação que foi feita pela Editora do Diário Oficial e com a disponibilidade do PMOC para uma tarde de autógrafo", relatou o subsecretário.

O maestro responsável pela Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe (ORSSE), Guilherme Mannis, também marcou presença na tarde de autógrafo e parabenizou o trabalho feito pela professora Maria Olga. "Uma publicação como essa faz com que toda essa documentação de músicas e partituras esteja acessível às escolas e à população, difundindo os símbolos do nosso estado. Espero que este trabalho de valorização da cultura musical do nosso estado seja amplificado", lembrou o maestro.

Maria Olga Andrade

Natural de Capela, Maria Olga de Andrade estudou piano e teoria musical com o patrono da Sofise, Maestro Leozírio Guimarães. É graduada em Letras pela faculdade Católica de Filosofia de Sergipe e mestre e doutora pela University of New México (USA) na área de educação. Foi professora da UFS e membro do Conselho d Cultura Estadual. Atualmente, preside a Sofise, entidade criada em 1971 com o objetivo de formar músicos e difundir a boa música de Sergipe por meio de recitais e concertos de músicos sergipanos.

São de sua autoria os livros: "O alfabeto em seu corpo"; "Leozírio Guimarães - uma caminhada musical"; "Sergipe musical - músicos e composições - séculos XIX e XX" e "Hinos e canções comemorativos do Estado de Sergipe".

Postado: 12/04/2016 - 17:47:43